Coaching de Vida: Como funciona e como ajuda a desenvolver resiliência?

Você já deve ter ouvido falar sobre diversos tipos de Coaching. Os principais que existem atualmente no mercado são:

  • Coaching de Carreira
  • Coaching de Vida
  • Coaching de Negócios
  • Coaching Executivo
  • Coaching Financeiro

Cada uma dessas linhas do Coaching possui uma forma distinta de se trabalhar e traz objetivos diferentes. Vamos falar nesse artigo, especificamente sobre o Coaching de Vida e maneiras de desenvolver resiliência a partir dessa metodologia.

Se você quer saber melhor sobre como trabalhar com o Coaching de vida, continue lendo esse artigo para entender:

1. O que é Coaching de Vida
2. Como é o processo do Coaching de Vida
3. Como a resiliência pode ser desenvolvida dentro do Coaching de Vida

coaching de vida

O que é Coaching de Vida

Coaching de Vida é um termo que usamos para nomear um tipo de Coaching que trabalha focado no desenvolvimento de aspectos da vida.

Isso significa que, dentro dessa linha de Coaching, o cliente trabalha temas relacionados a sua vida de uma forma abrangente.

Exemplos de temas que podem ser trabalhados em um Coaching de Vida: emagrecimento, relacionamentos, autoconfiança, organização, atuação profissional, projetos de vida, sonhos, autoconhecimento… entre outros.

A metodologia do Coaching ajuda o cliente a ir enxergando novas percepções dentro do tema que está sendo desenvolvido e, a partir dessa clareza, busca trazer novos caminhos de superação.

Na verdade, pode-se dizer que é um processo de autoconhecimento. Pois a cada sessão o cliente vai se questionando e tentando encontrar respostas que façam ele (a) se alavancar e alcançar o que busca.

ENTENDA COMO USAR A RESILIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Assista uma série de 4 vídeos gratuita!

Como é o processo do Coaching de Vida

Um processo de Coaching geralmente se divide e três partes. A primeira se refere a abertura do processo de Coaching e definições do tema que irá nortear esse processo.

Na segunda parte, acontece as sessões que irão ser desenvolvidas a cada semana com a finalidade de conduzir o cliente a alcançar o seu tema.

Na terceira parte, ocorre o fechamento do processo. O profissional do Coaching e seu cliente irão juntos rever todas as fases vivenciadas a cada semana e concluir o trabalho.

Vamos detalhar um pouco melhor sobre cada uma dessas fases:

1ª fase de um processo de Coaching: Abertura

Essa geralmente é a primeira sessão do processo. Nessa sessão, o profissional do Coaching explica como irá funcionar o processo que ele irá desenvolver junto a seu cliente.

Depois dos esclarecimentos, o Coach começa a questionar o seu cliente sobre temas que ele gostaria de trabalhar dentro desse processo. Geralmente, esse temas trazem um alto estresse para o (a) cliente.

Exemplo de tema do cliente: – Preciso melhorar a forma de me comunicar com as pessoas e conseguir fazer mais amizades.

Em seguida, buscamos entender quais são as principais crenças que o (a) cliente tem com relação aos temas que estão sendo expostos na conversa.

Exemplo de crenças do cliente: Não consigo conversar com pessoas que não conheço, tenho medo das pessoas me julgarem, me sinto limitado por não conseguir fazer novas amizades, tenho receio de ficar sozinho em algum momento.

Após uma conversa ampla, com os pensamentos compartilhados e os desejos encontrados, o Coach solicita ao seu cliente que defina um tema final que será levado por todo o processo.

Exemplo de tema final do processo: Melhorar minha comunicação para ter confiança em conhecer novas pessoas e ampliar minha rede de amigos.

2ª fase de um processo de Coaching: Sessões Intermediárias

As sessões intermediárias servem para trabalhar com assuntos que vão ajudar o (a) cliente a chegar ao seu objetivo final.

Durante um processo de Coaching podem haver 5, 8, 10, 12, ou às vezes até 20 sessões intermediárias. Esse número será definido em comum acordo entre Coach e Cliente.

Então, a cada sessão o Cliente irá trazer um tema que precisa desenvolver e que está relacionado ao que se deseja alcançar no processo. Esses “pequenos temas” vão aos poucos fazendo com que o cliente chegue mais próximo do seu objetivo.

Considerando que o tema final do processo do nosso cliente fictício é “melhorar minha comunicação para ter confiança em conhecer novas pessoas e ampliar minha rede de amigos”, um exemplo de assunto da sessão poderia ser:

Como interagir com pessoas que não conheço e me sentir confiante.

Em uma outra sessão, o assunto a ser trabalhado poderia ser:

Construir uma estratégia para conseguir criar vínculos com as pessoas que tenho conhecido recentemente.

Ao final de cada sessão, o cliente sai com um plano de ação para que consiga implementar suas novas alternativas de sucesso durante as próximas semanas.

3ª fase de um processo de Coaching: Conclusão do Processo

Nessa fase o Coach conversa com o (a) cliente buscando encontrar as principais aprendizagens que ocorreram durante o processo.

Quais são as novas percepções positivas que o (a) cliente encontrou ao se trabalhar um tema que trazia forte pressão para sua vida.

O Coach celebra junto ao seu cliente os resultados alcançados e finalizam o processo de uma forma agradável, se possível promovendo um feedback de ambas as partes.

coaching de vida

Como a resiliência pode ser desenvolvida dentro do Coaching de Vida

Sem dúvidas, quando o (a) cliente se encontra diante de uma grande adversidade, uma das competências que melhor pode auxiliar nesse processo é a resiliência.

Resiliência é a capacidade que temos de organizar de maneira estratégica nossos pensamentos, opiniões e decisões visando a superação das fortes adversidades e os momentos difíceis que passamos na vida.

Quando desenvolvemos resiliência, nos tornamos mais estruturados e fortes para enfrentarmos os obstáculos.

Percebe como este conceito pode auxiliar fortemente um processo de Coaching?

Se formos pensar na metodologia do Coaching em Resiliência, a cada semana que o cliente vai trabalhando um assunto relacionado ao seu tema do processo, o profissional do Coaching pode desenvolver também as áreas da resiliência junto ao cliente.

As áreas da resiliência, dentro do Coaching em Resiliência, são:

  • Autoconfiança
  • Autocontrole
  • Análise do Contexto
  • Conquistar e Manter Pessoas
  • Empatia
  • Leitura Corporal
  • Otimismo para a vida
  • Sentido de Vida

É claro que o Coach não vai trabalhar com deduções ou achismos. Para conseguir conduzir seu cliente, o profissional do Coaching pode trabalhar com ferramentas como o QUEST_Resiliência.

Essa ferramenta traz dados concretos de como está o grau de resiliência de seu cliente durante o processo de Coaching em cada uma das áreas da resiliência citadas acima.

Com tais materiais em mãos, o profissional do Coaching consegue caminhar com seu cliente para alcançar seu objetivo ao mesmo tempo que desenvolve sua resiliência.

Finalizando…

O Coaching de Vida é um termo que usamos para nomear um tipo de Coaching que trabalha focado no desenvolvimento de aspectos da vida. A metodologia do Coaching ajuda o cliente a ir enxergando novas percepções dentro do tema que está sendo desenvolvido e, a partir dessa clareza, busca trazer novos caminhos de superação.

Sem dúvidas, quando o (a) cliente se encontra diante de uma grande adversidade, uma das competências que melhor pode auxiliar nesse processo é a resiliência. E uma maneira de desenvolver o coaching junto a resiliência, é utilizando a metodologia do Coaching em Resiliência.

E você, já participou de um Coaching de Vida? Conte-nos como foi a sua experiência.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre essa metodologia, clique no botão abaixo que entramos em contato com você!

fale_consultor

DESEJA SABER MAIS SOBRE O COACHING EM RESILIÊNCIA?

Entramos em contato com você!

Sobre quem escreveu esse artigo
Coach em Resiliência – Pessoal & Profissional e Coordenadora de Marketing na Sociedade Brasileira de Resiliência. Apaixonada pelo tema da resiliência e pela comunicação entre marcas e pessoas!
2018-07-31T15:11:29+00:00

One Comment

  1. […] você quer entender um pouco mais sobre esse processo, recomendamos que leia o post “Coaching de Vida: Como funciona e como ajuda a desenvolver resiliência?” que explica sobre como a resiliência pode ser desenvolvida dentro do […]

Leave A Comment