Marketing e Vendas para Profissional de Coach

Há uma realidade que também afeta uma fatia dos que terminam a formação no Coaching em Resiliência, pois não conseguem alcançar seus primeiros clientes em sua nova profissão.

Nós, internamente, temos trabalhado para tornar esse número bem pequeno e, dentre os 100%, dos formados em uma turma, trabalhamos para não ser maior que 10%.

Em qualquer profissão há aqueles que, por um motivo ou outro, não conseguem desenvolver bons resultados. Acontece!

Porém, temos trabalhado efetivamente para que os 90% se encontrem de um modo ou de outro dentro das ricas possibilidades que a formação no Coaching em Resiliência trás. Trabalhando como coach, como palestrante, ou como consultor nesse tema.

Uma das principais estratégias que temos utilizado é trazer conhecimento prático sobre a arte de vender um serviço valoroso. Isso porque, por vezes, o novo profissional do coaching tem dificuldades para “vender” os seus serviços como Coach.

Cria-se dessa forma, um paradoxo.

O novo profissional quer e precisa trabalhar, mas coloca obstáculos a si próprio (a). Um desses obstáculos mais comuns é a crença limitante de que não possui alta titulação, experiência significativa ou nome no mercado.

Bem sabemos, que esses atributos ajudam bastante. No entanto, definitivamente não impede que um profissional novo se promova no mercado.

Tudo tem muito a ver, muito mesmo, com a forma desse novo profissional fazer a sua divulgação.

Grande parte dos coaches já formados pensam em oferecer seus serviços para antigos clientes. Aqueles que conheceram quando eram Gestores de Pessoas, Gerentes. E por causa disso, trazem consigo essa “carteira” de clientes. Então, começam a enviar e-mails, folders ou cartões para esses antigos clientes.

Também observamos que, ainda com pouca frequência, escrevem um artigos para alguns blogs, fazem visitas aos clientes e focam nesse pequeno grupo de possíveis clientes.

Ocorre que essa antiga “carteira” de clientes representa uma pequena fatia de todos os clientes que ele poderia atingir. E, em geral, eles nem estão procurando pelo serviço desse nosso novo Coach, em particular.

A partir dessa constatação, daqueles primeiros contatos, apenas pouco deles mostraram algum tipo de interesse. Esse cenário de mercado, não há dúvidas, é um choque ao nosso novo profissional. Imaginava que teria muitos interessados, mas são apenas alguns deles que, por ventura, podem vir se interessar.

Dificuldades para Alcançar novos Clientes

Para resolver essa barreira o novo profissional investiu parte de suas economias em uma agência de marketing digital e delegou a tarefa a eles.

Após o envio de uma gama imensa de e-mails se deu conta de que daqueles que ele mesmo já atingia, apenas alguns sabem que têm um problema e ele pode ajudar a resolvê-lo. Como se deu conta disso?

Recebeu uma dezena de e-mails parabenizando-o pela nova carreira e dizendo que, se um dia tiverem um problema, irão procura-lo.

Também descobriu que concorrentes com produtos online se tornam atrativos aos possíveis cliente impactados pela agência.

O que o levou a ter uma certeza: Poucos, bem pouco, têm consciência do problema que possuem. As pessoas, em geral, não têm claro aquilo que lhe traz infelicidade. Elas costumam dizer: Há, eu tenho um pressentimento do que seja, mas depois resolvo.

Dessa forma todo investimento, esforço e energia fica em cima de poucos.

Outro fato marcante, é que, em muitas vezes, essas pessoas, já fazem parte da carteira de outros profissionais Coaches. E, desse modo, vira uma competição em torno de alguns!

A primeira lição que aprendemos com essas dificuldades de nosso novo empreendedor no campo do coaching é que o perigo está em só atingir aqueles que já está em contato.

Investir recursos demais para eles, pode se tornar um problema financeiro para o profissional iniciante. Essa estratégia não repõe o caixa e pode vir a ser uma sangria.

Então, um dos maiores riscos para o marketing de novos Coaches é ficar fazendo ações em cima dessa parcela já conhecida e NÃO buscar alcançar novos segmentos e mercados distantes.

Essa é uma das razões mais fácil de se explicar as desistências da carreira do coaching, também da pouca receita e do desgaste em ter novos clientes.

Temos que ter em conta ainda, que, há sempre o perfil de comprador que é rápido em dizer – “Não!”. Mesmo sabendo que o nosso novo coach pode ajudar a solucionar o problema dele.

Há também uma enorme parcela de pessoas que sabem que tem o problema, estão abertas à sua solução, mas não está pronta para efetivar a contratação do serviço. As vezes, essas pessoas podem estar agindo assim, por não saber lidar com a estratégia de pagamento que o novo coach estabeleceu, devido a distância geográfica, a agenda, enfim. Dessa forma caem na mesma condição daqueles descritos anteriormente.

É por tudo isso que o novo coach e todos nós precisamos ter a certeza de que o foco necessita estar naquele grupo que não está em nossa área de alcance e já decidiram resolver os problemas que o profissional pode ajudar a resolver.

Como devo Trabalhar minhas Vendas?

O caminho mais assertivo, é conversar com os clientes distantes oferecendo a eles informações do valor do nosso serviço e quão atual ou poderosa é a oferta. A pessoas necessitam de soluções para hoje, e somos nós quem lhes damos essa clareza!

Um passo fundamental nessa busca inicial por possíveis clientes, é investir em nosso nome e na marca de nossa empresa.

Não estou falando aqui para se apresentar como o maior coach do Brasil.

As pessoas sabem que eu não sou e você não é. Na maioria das vezes o sucesso é um casamento de um cliente ideal com um coach ideal para aquele momento. O bom profissional de hoje não tem a garantia de sê-lo amanhã. Lógico, estará mais maduro e experiente (o que também conta!), mas, certeza mesmo, não há! A cada vez que um coach vai para sua primeira sessão com um novo cliente, sempre vai existir aquele frio na barriga.

Outro passo essencial é visitar congressos e participar de feiras. Não como expositores somente, mas como participantes para gerar uma exposição da sua pessoa e poder conversar com centenas de novos contatos sobre sua nova atuação. Quem sabe até falar em palestras ou conferências.

Não deixe de publicar seus conhecimentos em revistas de segmentos que você tem contato. Esse pode ser um canal poderoso para encontrar novas oportunidades de negócios.

Não busque veículos de comunicação que visam o público em massa, mas se dedique àqueles que são específicos dos seus contatos ideais.

Em todas essas estratégias o primeiro passo é trabalhar seu próprio conceito, suas vontades, seus desejos e seu coração. Retrate exatamente a sua visão.

  • Demonstre paixão em ajudar outros.
  • Demonstre como deseja contribuir para um mundo melhor (seu legado!).
  • Apresente isso aos clientes com autenticidade.

As pessoas têm prazer em pagar por bons e importantes serviços. Nós sabemos disso. Tanto é que contribuímos para serviços não lucrativos e, para os lucrativos, quando vêm com valor agregado e importância, damos até gorjetas.

Se lembra daquele eletricista que simplesmente arrumou aquele problemão na fiação do seu chuveiro, e você retribuiu com um largo sorriso e uma caixinha?

Atribua valor às suas falas e em suas publicações. Invista realmente no crescimento dos contatos distantes. Eles estão lá e, irão enxergá-lo em meio a muitos outros profissionais do mercado.

Apresente com fidedignidade os problemas que você pode ajudar a resolver e o quanto isso pode alavancar a vida das pessoas. Prepare para as pessoas materiais de estudo sobre resiliência, focados em situações reais. Isso tornará o material muito mais notável e relevante.

Pense em respostas rápidas apropriadas para explicar tais problemas, fuja das maiores fórmulas jamais vistas no mundo do coaching. Não prometa um novo emprego, uma guinada, um novo amanhã. Seja honesto! Prometa caminhar junto com sua metodologia e juntos trilharem novas possibilidades.

Acredite! Isso vende e muito!

Por fim, encontre um meio de dizer que tudo isso é para HOJE. Se não, os contatos irão ler tudo o que você escreveu e deixar a decisão para um outro dia.

E sabemos que o nosso novo profissional necessita de cliente para hoje e não para amanhã.

Planeje-se, experimente. Faça contatos aqui por meio do Blog e vamos crescer juntos.

DESEJA SABER MAIS SOBRE O COACHING EM RESILIÊNCIA?

Entramos em contato com você!

Sobre quem escreveu esse artigo:
Coach em Resiliência, MENTOR-COACH, PCC | Conheça meu site!
Sorry! The Author has not filled his profile.
2018-06-11T21:56:10+00:00

2 Comments

  1. Marcela 31 de março de 2016 at 23:44 - Reply

    Adorei esse texto!! Me deu mais uma ideia no que trabalhar! Adoro o tema e acredito ser capaz de ajudar muitas pessoas!! 🙂

  2. j. Bonifacio 9 de abril de 2016 at 12:11 - Reply

    Parabéns pela objetividade. Estruturar uma nova atividade requer pesquisa e paixão. Este
    artigo artigo tem uma contribuição importante.

Leave A Comment