Como o Coaching ajuda a desenvolver equipes de alto desempenho

Equipes se constróem a partir do momento em que um grupo de pessoas conseguem incorporar em sua dinâmica de trabalho as habilidades de ser capaz de gerir os conflitos e ter maior capacidade de diagnósticos sobre as suas funções e projetos.

Porém, nem toda equipe consegue elevar a sua performance. Por vezes, essa falta de desempenho faz com que ocorram atrasos em projetos ou até mesmo conflitos entre as pessoas que integram a equipe. Com esse cenário, o risco é começar a ter um forte descontrole emocional no ambiente.

Muitos líderes e gestores precisam conseguir engajar as pessoas de sua equipe para alcançar um alto desempenho, ou ainda, saber como transformar uma equipe já existente para aumentar sua performance e evitar os riscos.

Continue lendo esse artigo para saber:

  • O que são equipes de alta performance
  • Como o Coaching pode ajudar, na prática, a desenvolver essas equipes de alta performance
  • A melhor forma de alavancar cada indivíduo da equipe

O que são equipes de alto desempenho

Equipes de alto desempenho necessitam ter algumas características específicas.

Uma dessas características é ter a equipe alinhada com relação aos objetivos. Todos devem ter um objetivo em comum, sabendo o porquê de estarem executando tais tarefas e quais são os seus papéis dentro da equipe.

Além disso, também é importante ter uma gestão do conhecimento. Executar faz parte do processo, porém aprender também é um ponto importante e que deve ser priorizado. Dessa forma, se cria um know-how amplo e coletivo, onde há um nivelamento do conhecimento.

Outro ponto importante para se ressaltar é a liderança. Equipes de alto desempenho sabem a quem recorrer, pois há uma liderança bem definida. Para isso, a liderança precisa ser participativa, inspiradora e que caminha junto a sua equipe para o seu crescimento.

E é nessa parte de caminhar junto, que podemos dar foco no processo de Coaching.

O Coaching para ajudar a desenvolver equipes de alto desempenho

Antes de começar a fala sobre o Coaching, peço que assista essa vídeo, são 2 minutos. Perceba que o pensamento do personagem se amplia a cada pergunta que ele faz. Perguntas como O QUE, COMO, QUEM…

Isso é o que faz um processo de Coaching. Traz recursos para que a liderança consiga se estruturar e avaliar quais são as melhores perguntas para fazer com que sua equipe alcance o alto desempenho.

Mas essa é só uma das habilidades de um Coach. O líder que trabalhar com a metodologia do Coaching também aprende a ouvir mais atentamente a sua equipe, entender o que de fato está sendo dito. Isso abre caminhos para a construção de um relacionamento de confiança.

Compromisso também é algo importante a se destacar. Ao desenvolver um processo de Coaching com os integrantes da equipe, o nível de comprometimento pode aumentar a cada semana, alinhando os objetivos da equipe e exaltando o papel de cada um dentro do trabalho.

3 tipos de perguntas para alavancar cada indivíduo da equipe

Como dissemos no tópico anterior, o Coaching envolve diversas competências e habilidades. Perguntas são ótimas para ampliar o pensamento da equipe e trazer novas alternativas.

Vamos dar alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas quando a liderança percebe que está ocorrendo um desalinhamento na equipe e que há a possibilidade de haver um forte descontrole emocional.

Perguntas sobre “O que”

  • O que quer conseguir?
  • Que novos comportamentos você desenvolverá?
  • Em que medida depende de você?
  • O que você pode fazer de novo?
  • O que vai colocar em prática a partir de agora?

Perguntas sobre “Para que”

  • Para que quer conseguir (…)?
  • Para que te servirá (…)?
  • Para que é importante (…)?

Perguntas sobre “Como”

  • Como pretende colocar em prática (…)?
  • Como vai comprovar que está conseguindo (…)?

Esses são alguns exemplos de perguntas que podem ajudar a alavancar uma equipe para o alto desempenho.

Existe uma metodologia que traz essas perguntas de modo estruturado, traçando uma linha de pensamento objetiva, concreta e conclusiva. Por meio da formação do Coaching em Resiliência você irá aprender a fazer perguntas e adquirir outras competências que são trabalhadas em um processo de Coaching.

Se você quiser saber mais, pode falar com um dos nossos consultores. E você, como tem buscado desenvolver a sua equipe para que tenha um alto desempenho? Compartilhe a sua experiência nos comentários.

fale_consultor

DESEJA SABER MAIS SOBRE O COACHING EM RESILIÊNCIA?

Entramos em contato com você!

Sobre quem escreveu esse artigo
Coach em Resiliência – Pessoal & Profissional e Coordenadora de Marketing na Sociedade Brasileira de Resiliência. Apaixonada pelo tema da resiliência e pela comunicação entre marcas e pessoas!
2018-05-17T18:28:17+00:00

One Comment

  1. […] Fazer perguntas antes de delegar funções e dar ordens; […]

Leave A Comment