Resiliência na Gestão de Pessoas – A Comunicação como Estratégia do Gestor

Resiliência na Gestão de Pessoas - A Comunicação como Estratégia do Gestor

Resiliência na Gestão de Pessoas – Já se vão alguns anos que estamos todos imersos em uma crise que parece infindável.

Desde 2016, a percepção geral é de que existe um agravamento nas estruturas sociais e econômicas que comprometem o desempenho e a saúde, em particular, daqueles que estão envolvidos na gestão de pessoas.

Nesse post vamos levar até você algumas sugestões que encontramos na literatura sobre estratégias de comunicação para alavancar os comportamentos resilientes por um gestor de pessoas consciente da riqueza de se operacionalizar a resiliência em seu time.

Quando temos o foco em promover resiliência na gestão de pessoas e nas ações do dia a dia de um grupo ou equipe, algumas medidas saudáveis estão ao nosso dispor, encontradas em nossas leituras, se referindo à comunicação.

Principalmente nos momentos de tomar decisões relacionadas com a forma de se comunicar, estrategicamente, visando a rotina de trabalho.

resiliência na gestão de pessoas

Quer um exemplo:

Ainda que já não estamos mais na fase de demissões em grandes grupos, o gestor  pode vivenciar o desconforto de efetuar demissões em sua equipe, – situação muito estranha quando o alvo do Gestor é garantir o bem-estar do time.

Com a finalidade de gerar um clima de maior abertura e garantir uma comunicação que favoreça a manutenção da resiliência, uma ótima prática é que venhamos atuar no campo da orientação junto aos colaboradores e liderados.

Um exemplo é apoiar nas comunicações para que passem a ter como prioridade o hábito de se alimentar de modo saudável e anualmente fazerem as avaliações médicas / dentárias.

Se comunicando por meio de orientações que gerem maior investimento entre eles, estamos atuando diretamente na qualidade de vida do time e investindo na resiliência por meio da nossa comunicação bem direcionada.

Outra ação bastante simples nas estratégias de comunicação, mas com poder de alto impacto é mencionarmos em público, de modo ético, aqueles que evidenciam competência e / ou comprometimento elevado.

Com a finalidade de prover uma distinção aos que se destacam, é possível ainda se escrever um email ressaltando tal empenho e nessa comunicação escrita agradecer pela competência e ou comprometimento.

Podemos trabalhar também no sentido de enriquecer os relacionamentos e utilizar bem os canais de comunicação para oferecer um mimo como símbolo do reconhecimento. Por exemplo, uma bateria externa para o celular, um livro sobre uma área interessante para o próprio colaborador, algo que possa ser útil e visto como reconhecimento.

O importante é expressar por meio da comunicação e do mimo o  reconhecimento. Assim, fortalecer os laços de empatia e conquista das pessoas envolvidas em seu time.

Outra prática absolutamente saudável é se dedicar, vez por outra, a conversar de modo natural sobre assuntos que são exclusivamente do interesse do colaborador ou liderado.

Gestores que desejam promover resiliência na gestão de pessoas, dedicam tempo para ouvir seu time em assuntos que lhes são importantes e não somente a respeito da rotina de trabalho. Entendem a particularidade dos membros da equipe e mostram respeito e interesse para com eles.

Já que tempos difíceis exigem criatividade na manutenção e desenvolvimento da carreira, uma forma criativa de se comunicar com maior resiliência na gestão de pessoas é se manter informado sobre diversas oportunidades que determinadas pessoas do grupo podem buscar no mercado.

Algo como a dica preciosa de um curso de final de semana ou verificar com a organização a possibilidade de auxiliar em um curso de pós graduação para um dos integrantes, ou até mesmo um app fantástico para ajudar na organização da memória ou vida saudável.

Uma forma de se comunicar consolidando a resiliência na gestão de pessoas é praticar entre a equipe diferentes formas de celebração recorrendo à leitura das reações que acontecem no corpo.

Isto pode ser feito ao se escolher um treino de meditação dentro de um intervalo estipulado no expediente.

resiliência na gestão de pessoas

Outro tipo de aspecto relacionado ao corpo é investir em exercícios ou um profissional de ergonomia. Para proporcionar melhor bem estar ao ambiente de trabalho e também prever enfermidades ao longo do tempo.

Construir o hábito de agradecer e ser grato é outra forma rica de consolidar resiliência por meio da comunicação de um Gestor de equipes.

Expressões como, obrigado, grato, valeu, estou agradecido em qualquer situação são muito bem-vindas, novamente consolidando vínculos de empatia e abrindo portas para novas ideias e resoluções.

Alguns gestores irão dizer: Já faço isso desde que iniciei minha carreira.

Para estes deixamos o nosso reconhecimento e acreditamos que esses são os profissionais que fazem a diferença na vida de sua equipe.

Para aqueles que ainda não praticam – o nosso incentivo para começarem a incrementar novas formas de trabalhar com a comunicação para promover comportamentos resilientes nas formas de se falar no dia a dia da empresa.

Compartilhe!

Prof. George Barbosa

Graduação em Pedagogia, em Psicologia, Mestrado, Doutorado com ênfase em Psicossomática na PUC de São Paulo. Diretor Científico e Membro pesquisador da Sociedade Brasileira de Resiliência (SOBRARE) e professor da Fundação Vanzolini (USP) e facilitador do Núcleo de Estudos em resiliência da Assoc. Bras. de Recursos Humanos (ABRH-SP). Coach certificado nas modalidades de Coaching Cognitivo de vida, Neurocoaching, Coaching Ontológico e organizador do Coaching em Resiliência (CCR). Associado PCC, MENTOR COAH e Conselheiro na Diretoria da International Coach Federation (ICF) – Capítulo Brasil, Acreditado na International Society for Coaching Psychology – MISCP e ao National Wellness Institute (NWI) e Pós-doutorando em Coaching Psychology e Resiliência (UNIRIO).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *