Desafio de promover Resiliência na prática

Desafio de promover Resiliência na prática

A resiliência é um termo que vem sendo muito falado nos últimos anos. As pessoas têm visto e entendido a importância do comportamento resiliente nos âmbitos pessoais e profissionais. Gestores e lideres têm valorizado cada vez mais o perfil de profissionais que sabem desenvolver resiliência na prática de diversos segmentos.

Essa habilidade, porém, não é tão simples de se adquirir e administrar. Mesmo com a disseminação do seu conteúdo, colocar a resiliência na prática é uma das maiores dificuldades de quem procura desenvolver esse perfil.

No artigo de hoje, você vai descobrir quais são as maiores dificuldades para aplicar a resiliência na vida das pessoas do seu ambiente de trabalho.

Então, a primeira pergunta é, porque não consigo promover resiliência?

A resiliência não é uma característica nata do ser humano. Não nascemos resilientes, nos tornamos fortalecidos ao longo de nossas vidas. Uma série de fatores e interferências fazem com que passamos a ter comportamentos resilientes ou não.

O desenvolvimento da resiliência pode acontecer de forma natural, mas quando não temos consciência desse comportamento, utilizamos nossos recursos internos para nos adaptarmos aos conflitos e passamos por eles muitas vezes com pouco equilíbrio.

Entretanto, quando temos conhecimento de que vamos enfrentar uma fase mais crítica de nossas vidas, podemos buscar formas de passar por ela com comportamentos resilientes, tendo maior tranquilidade e diminuindo os impactos estresse.

Nesse segundo caso é preciso estudar a resiliência e aplicar os conhecimentos adquiridos para que ela seja desenvolvida. Muitas pessoas, porém, estudam o tema a fundo e ainda assim não conseguem colocar o conhecimento absorvido em prática.

Esse é o seu caso? Veja a seguir porque isso também pode acontecer com você.

Os maiores impedimentos do desenvolvimento da resiliência

O desenvolvimento da resiliência é um processo complicado de entender.

As pessoas que conseguiram passar por situações de adversidade com equilíbrio e estabilidade também passaram por atribulações, momentos de preocupação e estresse, mas desenvolveram em seus perfis formas de conviver com esses problemas de modo tranquilo sem se deixar tomar pelo desespero.

Para quem não consegue desenvolver o perfil resiliente esse é um grande questionamento, pois como que pessoas que passaram por situações semelhantes lidam de diferentes formas com os seus problemas?

Faltam conteúdos explicativos sobre como é o comportamento dessas pessoas.

  • Como elas agem enquanto estão passando por uma adversidade?
  • Qual a reação delas diante de um problema?
  • Como sabemos que ela está sendo flexível e lidando de forma equilibrada?
  • Em qual momento de seu comportamento conseguimos perceber isso?

A falta de exemplos claros que expliquem o comportamento resiliente de uma pessoa limitam o entendimento e o nosso poder de reprodução.

Faltam técnicas que ajudem a desenvolver a resiliência

Os conteúdos são ricos e contribuem significativamente para o entendimento do conceito que representa a resiliência, mas a falta de técnicas que ajudem a desenvolver esse perfil dificulta que ele seja colocado em prática.

Por isso, muitas vezes alguns profissionais se questionam se a resiliência não é uma habilidade nata do ser humano, fazendo com que isso cause dúvidas e confusão sobre o verdadeiro conceito.

Para auxiliar, o ideal é que os exemplos e as técnicas sejam simples de aplicar e exercitar para que o profissional não desista antes ou durante o processo.

As técnicas para desenvolver a resiliência

A boa notícia é que já existe uma metodologia que pode auxiliar o profissional a entender como a resiliência é desenvolvida e aplicada.

Com essa técnica, é possível identificar quais são as condições de resiliência e de como ela poderá trabalhar para fortalecer os comportamentos da pessoa que está sendo acompanhada.

Essa técnica é baseada em treinos e exercícios que levem o profissional a atuar não só sob os conceitos da resiliência, mas principalmente com a sua aplicação prática.

Você tem interesse em conhecer melhor sobre essa técnica? Então deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco.

Share

Equipe Coaching em Resiliência

Existem diversas metodologias de Coaching no mercado brasileiro, porém, não existe nenhuma que está 100% alinhada a resiliência. Esse é o nosso diferencial! Um Coach em Resiliência procura caminhar com seu cliente em busca de equilíbrio entre todas as áreas de sua vida, procura encontrar o seu potencial e está constantemente desenvolvendo suas capacidades para lidar positivamente com adversidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *