5 razões para desenvolver resiliência em um processo de Coaching

Você está se planejando para fazer uma formação em Coaching, porém não sabe ainda muito bem por qual metodologia irá optar? Então esse post é para você, entender o porquê desenvolver resiliência pode ser a escolha certa!

Geralmente nossos alunos dizem que decidiram fazer a formação aqui na Escola de Coaching em Resiliência por ter uma metodologia que trabalhasse especificamente com a resiliência. Outro aspecto que é muito comum é a curiosidade de entender e aprender como o Coaching pode ajudar a desenvolver pessoas a partir do olhar da resiliência.

Por isso, vamos trazer 5 razões para desenvolver resiliência em um processo de Coaching. Continue lendo para entender mais sobre:
#1 – Como o Coaching promove Autoconhecimento
#2 – Coaching e Resiliência trazem Equilíbrio emocional em várias áreas da vida
#3 – Como reorganizar compromissos profissionais ou de vida por meio do Coaching
#4 – Como entender o nível atual de sua resiliência e onde quer chegar
#5 – Como construir planos de ações focados na reconstrução de crenças ou pensamentos limitantes

Começo mencionando que, há uma semana, recebemos um email nos perguntando: “vocês têm curso de resiliência”?

Bem, o que mais temos são cursos de resiliência. Mas, qual especificamente?

Respondemos o email pedindo mais informações para uma resposta bem específica. Foi aí que recebemos outro email relatando: Temos um colaborador que está sendo preparado para assumir uma gerência, ocorre que ele é muito impulsivo e acaba gerando muitos descontentamentos nas pessoas.

Agora com essa informação respondemos: – Indicamos um processo de coaching e aí vai a referência de nomes de profissionais formados no Coaching em Resiliência e que estão preparados para uma solicitação como essa.

Como você percebe tivemos dois cuidados. Ouvir exatamente qual era a solicitação e buscar entre todos os nossos formandos nomes que estavam perfeitamente alinhados com a demanda. O coaching como um processo de transformação não cabe em qualquer situação e a resiliência também não. É necessário ter discernimento!

A Escola de Coaching em Resiliência quando atende às demandas procura ter a clareza de qual é a natureza da busca de seus clientes. Em geral, podemos trazer 5 aspectos que são fundamentais durante o desenvolvimento de um processo do Coaching em Resiliência:

#1 – Desenvolver Resiliência promove Autoconhecimento

Quase sempre os clientes se vêm em um emaranhado no qual as questões familiares, pessoais e as exigências profissionais são vistas como um total enrosco. Com isso vão desenvolvendo depressão, acentuando a irritabilidade, começam a ter dificuldades com ganhos de peso, infecções urinárias e pressão alta, na maioria das vezes.

Dentro de um processo de coaching focado em resiliência, o cliente ao longo das sessões vai se redescobrindo quanto a forma de pensar. Dar ajuda e fortalecimento emocional é uma das mais ricas e bonitas recompensas da resiliência. A resiliência vem como apoio a esse autoconhecimento, e podemos destacar áreas da resiliência como a Empatia, o Conquistar e Manter Pessoas e o Autocontrole que dão total acolhimento a está demanda, tanto nas empresas como na vida pessoal.

O (a) cliente vai numa crescente de mudanças positivas devido ao novo senso e raciocínio crítico que desenvolve, que nem mesmo acredita! Há um sorriso largo no rosto ao constatar os ganhos.

#2 – Coaching e Resiliência trazem Equilíbrio emocional em várias áreas da vida

Você já notou como aqueles que têm uma resiliência bem desenvolvida ficam diferenciados no ambiente em que vive? Pois é, quanto mais o (a) cliente vai se conhecendo dentro dessas áreas, mais vão se empoderando e se tornado fortes na capacidade de enxergar exatamente o que está acontecendo em suas emoções e ao redor, criando sua capacidade de iniciativa para gerar soluções.

Essas competências são resultantes da conexão que vai se estruturando dentro da pessoa entre seus recursos pessoais, os recursos externos com os quais ela pode lançar mão e os seus limites. É daí que nascem tanto a responsabilidade pessoal como o protagonismo no contexto.

No meu caso eu sei até aonde posso ir devido minhas condições pessoais e sei também quais são as barreiras que devo quebrar para alcançar o além, o que ainda não tenho! Entender como as minhas emoções e crenças se relacionam com as situações que estou vivendo, traz maior empoderamento.

É verdade que não existem Super-Heróis, mas existem pessoas com resiliência que fazem a diferença.

#3 – Reorganizar compromissos profissionais ou de vida por meio do Coaching

Um cliente trazer a demanda de conseguir reorganizar sua vida profissional com a pessoal, não é novidade. Essa é uma forte demanda dentro dos processos de Coaching, e como disse acima por vezes vira um enrosco.

Entender a própria rotina, seus compromissos, deveres, lazer, descanso … não é uma tarefa tão simples. O Coaching ajuda nessa reorganização, pois faz o cliente pensar e repensar em cada contexto em que está envolvido, traz a oportunidade de ter um outro olhar e também de trazer um pouco mais de foco para o que realmente é importante.

A partir desse nova visão, a resiliência abre um portal de possibilidades para reorientar a agenda de clientes. É possível se trabalhar para os clientes colocarem entusiasmo em seus projetos e ações. Também de incentivar com otimismo a criatividade dos clientes.

Com isso temos clientes mais bem-humorados e criativos no que se refere à busca de soluções para a superação do estresse ou conflitos. Uma reorientação da agenda interna. Claro, com consequências na agenda externa.

#4 – Como entender a resiliência e onde quer chegar

Dentro da metodologia que utilizamos aqui em nosso escola, a resiliência é dividida em 8 áreas. A partir do momento em que nos habilitamos para entendermos como estamos lidando com cada área da resiliência, passamos a ter uma enorme possibilidade de se auto gerenciar quanto nossas reações, atitudes e emoções.

Você já percebeu que uma pessoa que não se conhece, chora na hora em que não quer chorar! Por exemplo, em uma reunião ou em uma conversa “séria” na relação pessoal. É a falta do autodomínio. O corpo fala mais alto e assim vai-se percebendo um maior pesar e vitimização.

Quando aplicamos resiliência neste cenário dentro de um processo de coaching, nós favorecemos aos clientes economizarem energia. Sim, economia de energia. Imagine a quantidade de energia desperdiçada em ações e atitude não desejadas. Domínio próprio é essencial à vida pessoal como na profissional.

Sendo assim, ao obtermos o conhecimento da nossa real situação quando a resiliência, podemos começar a pensar em estratégias de manutenção ou melhorias.

#5 – Construir planos focados na reconstrução de crenças ou pensamentos limitantes

Eu aprendi que é essencial estar atento ao nível do horizonte de um rio. Quando eu enxergar um horizonte reto, plano, cuidado! Pode haver uma cascata ou cachoeira à frente. É assim em Foz do Iguaçu. Se não quiser ir ribanceira abaixo, fique atento à linha do horizonte. Em outras palavras, olhe para frente, para o futuro.

Como no Coaching em Resiliência temos a área do Sentido de Vida, conseguimos olhar nossos propósitos e ideais que estão lá no horizonte que desejamos alcançar. O sentido da Vida fomentado nas crenças e convicções dos clientes favorece o incremento da esperança nesses clientes. Alimentar a esperança é essencial diante de ambientes aversivos no trabalho ou na vida pessoal. Não uma esperança burra, cega, que insiste no erro. Mas de que se aplicar um consistente raciocínio crítico, com entusiasmo e regar tudo isso com Empatia culmina em um belo, significativo e importante sentido na vida.

Concluindo, você já pode ter lido e escutado sobre o tema da resiliência e queria entender melhor como o Coaching por ajudar para alavancar resiliência em pessoas com dificuldades. Esperos ter sido claro ao explicar exatamente estas cinco razões para se desenvolver resiliência dentro de um processo de Coaching.

Se você busca uma formação que contemple os aspectos que mencionei acima, mande uma mensagem para nós ou clique no Banner abaixo.
Nossa equipe vai entrar em contato com você e vamos ser parceiros nessa jornada que, quase sempre, culmina em autorrealização!

DESEJA SABER MAIS SOBRE O COACHING EM RESILIÊNCIA?

Entramos em contato com você!

Sobre quem escreveu esse artigo:
Coach em Resiliência, MENTOR-COACH, PCC | Conheça meu site!
Formações na Espanha, Cingapura, USA e Brasil. Organizador da metodologia do Coaching em Resiliência. Atua na mentoria visando a geração de estratégias de enfrentamento para clientes em funções críticas de comando.
2018-07-27T19:06:51+00:00

Leave A Comment