No mercado de trabalho é comum encontrar profissionais de diversas áreas que buscam suporte ou acompanhamento para a resolução de problemas e superação diante das situações de estresse identificados na vida profissional e alcance dos objetivos. A dúvida surge na hora da escolha e contratação de um especialista que possa auxiliar nesse processo de resolução e superação.

Para facilitar na escolha, primeiro é preciso entender quais as diferenças existentes em cada processo. Segundo, o profissional que requer a solução precisa responder algumas questões: Qual a minha necessidade inicial para esse processo? Qual o objetivo que eu desejo atingir?

COACHING

A ICF (International Coach Ferederation) caracteriza o Coaching como uma prática realizada por uma pessoa externa ao ambiente da atividade em si. O Coach não necessita ser um especialista na temática discutida durante o processo, sua atuação está em percorrer, questionar, oferecer feedback positivo e incentivar a aquisição de conhecimento, proporcionando um conhecimento de auto descoberta.

O Coach deve levar seu cliente (coachee) a desenvolver ações que ajudem no processo de a superação que possibilitam encontrar caminhos que favoreçam alcançar os objetivos que foram propostos, estabelecendo metas e planejamento.

 

MENTORING

Mentor é designado como aquele que está a frente de outros com menos experiência em determinado assunto ou atividade e que já são envolvidos com a atividade de trabalho. O Mentor necessita ser um especialista na temática discutida durante o processo.

Michael Cavanagh* define o processo de mentoring como um relacionamento entre uma pessoa sem experiência com outro que tem experiência, que vai atuar como promotor e treinador do mentorado. O foco está na preparação do profissional menos experiente para aquisição de conhecimentos e habilidades, tendo cuidado também com seu desenvolvimento pessoal.

* Coaching from a Systemic Perspective: A Complex Adaptive Conversation

 

COUNSELING

O Counseling é compreendido como uma conduta, aconselhamento. Está prática é comum quando se trata de assuntos psicológicos ou médicos na busca de obter adesão a um processo. É focado no presente e orientado para o futuro. Nos últimos anos, não ficou restrito somente ao âmbito da saúde e se estendeu também para o aconselhamento financeiro, da carreira entre outras possibilidades.

 

Se você busca desenvolver a sua resiliência, nós podemos ajudar. O programa de Coaching em Resiliência – Curso de Especialização possibilita traçar planos de ação resiliente que capacitam as pessoas a conquistar uma condição equilibrada para administrar de forma adequada o estresse ameaçador no dia a dia, na vida pessoal ou profissional. 

Sobre quem escreveu esse artigo:
Coach em Resiliência, MENTOR-COACH, PCC | Conheça meu site!
Sorry! The Author has not filled his profile.