O que é Coaching? Descubra 8 tipos que você deve conhecer

Afinal, o que é Coaching?

Trouxemos a definição do coaching enquanto uma metodologia e quais são as metodologias mais comuns que encontramos no mercado estruturado.

O objetivo é, primeiro, capacitar você a entender de como pode identificar os diferentes tipos de formações que tem uma fundamentação teórica por trás de sua proposta de ensino. Em segundo lugar demonstrar de como o Coaching em Resiliência se estrutura dentro de uma dessas metodologias.

Então, confira 8 tipos de Coaching que você deve conhecer!

O que é Coaching

O que é Coaching

Como uma metodologia de trabalho o coaching pode ser descrito como um conjunto de processos pelos quais uma pessoa (ou um grupo) faz descobertas e identifica as mudanças necessárias que devem ocorrer para que aquilo que é almejado aconteça.

Ainda que se tenha que é comum o conceito do que é o coaching, também de que é comum a ideia de metodologia aplicada ao coaching e ainda de que também é comum a filosofia por trás de cada processo, você pode ver que dependendo do público que esteja envolvido em um processo, ao longo do tempo se organizou diferentes tipos de coaching.

Dentro dessa proposta de que uma formação em coaching deve se organizar a partir de uma metodologia, (não sendo apenas um agrupamento de técnicas, – parecendo mais um terno formado por um paletó de um tecido e cor e calças de um outro tecido e cor diferente), o coaching de qualidade é nos apresentado de forma coerente mesmo que a partir de diferentes tipos, como o Coaching pessoal, o Coaching executivo, o Coaching de equipes, o Coaching esportivo, o Coaching organizacional, o Coaching escolar, o Coaching de Bem-estar, o Coaching para grupos e o Coaching Escolar que são os tipos mais conhecidos.

Coaching Pessoal

O Coaching pessoal se caracteriza pelo enfoque nos objetivos pessoais de um(a) cliente. Há todo uma organização de quais são os resultados desejados e se desenha um plano de ação para que tais resultados aconteçam na vida da pessoa a partir desse tipo de coaching. Lógico que estará implícito o conceito, a filosofia e a metodologia comum ao coaching em geral.

Muito conhecido também esse tipo como o Life Coaching. Devido a amplitude das possibilidades para se trabalhar nessa modalidade, também são diversas as possibilidades existentes. Já que cada cliente terá um universo novo para ser trabalhado.

Exemplos dessa diversidade é que já trabalhei com um processo que estruturou uma viagem de férias de moto cruzando Brasil, Argentina e Chile, um outro processo para uma família se mudar para o Canadá, outro de uma pessoa com diagnóstico terminal. Veja as disparidades dos temas.

Coaching executivo

O Coaching Executivo por sua vez, também é individual, e apresenta as características de se focar na busca do desenvolvimento de potencialidades vinculadas ao desempenho da função executiva / profissional. Assim, está mais voltado para a qualidade do desempenho ou da entrega que um executivo faz em sua rotina de trabalho. É por tudo isso que é voltado para gerentes, diretores e presidentes em empresas e organizações.

O que é Coaching

Coaching de Equipes

O Coaching de equipes como é voltado para mais de uma pessoa, exige do profissional Coach, algumas habilidades a mais para sua realização. É necessário conhecer a Teoria dos Sistemas e, melhor ainda, ter também o conhecimento da cibernética das comunicações.

Já que a equipe é trabalhada a partir da perspectiva de um sistema aberto com suas possibilidades em cibernética comunicacional. Portanto pode-se trabalhar valores, visão de mundo, percepção da capacidade dos integrantes da equipe e assim atingir resultados em produtividade ou mudanças de crenças.

Coaching para o Esporte

O Coaching para o esporte se qualifica por trazer um ferramental que é colocado disponível para o atleta melhor executar sua prática esportiva. Conforme o(a) atleta aprende, incorpora e ou assimila as ferramentas que lhe são apresentadas, mais eficaz se torna o desempenho. Exemplo dessa possibilidade é o ferramental relacionado com a aprendizagem de modular a própria respiração ou de meditar para equilibrar as emoções ou a ansiedade natural de atletas.

Coaching para Empresas

O Coaching para Empresas tem como definição contribuir com as organizações. O propósito é trazer clareza, direcionamento, definição e melhoras de estratégias nas rotinas de trabalho. Pode lidar com demandas de médio ou longo prazo. Dessa forma essa modalidade se adequa muito para se trabalhar com a cultura, a reestruturação de processos, o clima nos ambientes internos, reorientação para novos mercados, o repensar resultados ou produtividade, entre tantas possibilidades.

Coaching com Grupos

O Coaching com grupos é outra modalidade que pode trabalhar tanto os aspectos pessoais como os profissionais. O que caracteriza um grupo é o fato de compartilharem um interesse comum, por exemplo, se preparar para uma maratona, e, pressupõe um trabalho cooperativo tanto do Coach como dos integrantes do grupo.

Coaching Educativo

O Coaching Educativo é um tipo muito útil para enriquecer vínculos em um contexto de aprendizagem. Educador / alunos – alunos / alunos – alunos / administração, por exemplo.

Os objetivos desse tipo de coaching, em geral, é obter progressos em resultados acadêmicos. Mas também pode-se focar em outros aspectos como a Ética entre os diferentes atores, a responsabilidade, a superação de comportamentos indesejado (bullying, por exemplo) ou a preparação de uma campanha de solidariedade.

Coaching em Resiliência

Quero dizer a você que o Coaching em Resiliência se apresenta como uma das modalidades do Coaching pessoal voltado para a Saúde de seus clientes no aspecto físico, emocional, profissional ou social. A proposta é identificar e dinamizar recursos de superação para os enfrentamentos que se apresentam dentro do tema trabalhado com os clientes.

Há no Coaching em Resiliência um cuidado de se identificar quais são os resultados esperados pelo(a) cliente, e, por isso mesmo, parte da sessão se dedica a elaborar passos de ação que possam viabilizar resultados tangíveis na vida de clientes. Na primeira etapa de uma sessão se realiza todo um trabalho educacional junto aos clientes, em seguida, efetiva-se uma ampla conceituação de quais realmente são as implicações no tema escolhido para se trabalhar e, por fim, dirige-se para as possibilidades de ação.

Se você já é Coach compartilhe seu conhecimento comigo para que possamos crescer juntos. Caso ainda não tenha uma certificação e está buscando ter um aprendizado diferenciado que alavanque sua atuação no mercado pense nessa que objetiva promover mudanças, transformações no ser humano – estude o site do coaching em resiliência.
Até outro artigo!

Sobre quem escreveu esse artigo:
Coach em Resiliência, MENTOR-COACH, PCC | Conheça meu site!
Formações na Espanha, Cingapura, USA e Brasil. Organizador da metodologia do Coaching em Resiliência. Atua na mentoria visando a geração de estratégias de enfrentamento para clientes em funções críticas de comando.
2018-06-11T14:55:42+00:00

Leave A Comment