Resiliência e Autoconfiança – Como desenvolver dentro do Coaching

Resiliência e Autoconfiança – É muito comum encontrar clientes que vão iniciar um processo de Coaching e trazem como seu principal assunto a ser trabalhado o desenvolvimento da autoconfiança.

Aqui na escola do Coaching em Resiliência a autoconfiança é tratada como uma das oito áreas da resiliência que desenvolvemos. Neste texto queremos levar até você algumas reflexões que envolvem crenças e pensamentos sobre a nossa autoconfiança, uma das oito principais crenças que constituem a resiliência.

Para iniciar, podemos trazer uma pergunta central sobre qual a razão ou o porquê da nossa autoconfiança estar relacionada com a resiliência?

Já no início das pesquisas desenvolvidas com o tema da resiliência, se apontou que era necessário ter confiança e uma específica autoconfiança para desenvolver resiliência.

E podemos ter o entendimento de que, por resiliência ser um posicionamento de comportamentos estratégicos diante de uma situação de estresse ou de alguma adversidade, então é necessário ter uma confiança estruturada e bem desenvolvida para implementar as suas estratégias e o seu modo de pensar.

Como podemos colocar a resiliência e autoconfiança em prática?

Para esse desenvolvimento será necessário estipular um “COMO” para você colocar a sua autoconfiança em prática. Mas, não devemos estipular as nossas ações com pensamentos intuitivos, agir com comportamentos automáticos e sem planejamento.

Dentro de resiliência é primordial aprendermos que existe um treino que precisa ser feito de forma consistente para fortalecer a autoconfiança e enfrentar o estresse de forma positiva e flexível.

Um treino importante para iniciar esse desenvolvimento, é buscar meios para se colocar em ação para fazer e também agir. Quando praticamos esse treino de colocar em ação o planejamento para enfrentar um desafio ou uma situação de conflito, você está promovendo a sua resiliência por meio da autoconfiança.

E esse treino pode ser promovido por meio da metodologia do Coaching. Como o Coaching busca modificar as crenças do(a) nosso(a) cliente e faz com que semanalmente o(a) cliente esteja promovendo práticas para essas mudanças, a resiliência e autoconfiança passam a ser desenvolvidas de uma forma natural no dia a dia do(a) cliente.

ouvir_podcast

ESCUTE NOSSO PODCAST

Desafios para promover Resiliência

Ousadia para desenvolver resiliência e autoconfiança

Uma segunda possibilidade de fortalecer de modo saudável a sua autoconfiança é trabalhar e atuar com ousadia.

Quando estamos falando de exercícios e treinos de resiliência, as pessoas logo imaginam que é necessário ter ousadia na hora de agir. Mas devemos ter muito cuidado, pois esse pensamento não pode ser uma regra geral. Em muitas situações onde estamos realmente mergulhados no estresse, a ousadia pode não ser necessária ou até mesmo pode sabotar os seus comportamentos para uma melhor resiliência.

A ousadia pode ser positiva quando nos preparamos para os momentos turbulentos e desafios que vamos enfrentar, é o momento de ter iniciativa para colocar em prática os nossos planos e ações. É importante entender que o sentido de ser ousado(a) é para colocar as suas estratégias e treinos em execução, ter ousadia para colocar-se em ação e não ficar apenas no planejamento.

Durante o desenvolvimento de um processo de Coaching, é extremamente importante que o cliente consiga alavancar a sua autoconfiança para que tenha ousadia em alcançar o tema que ele está trabalhando.

Se o(a) cliente traz como tema do processo trabalhar a sua autoconfiança, então o profissional do Coaching pode dedicar todas as outras áreas da resiliência para ajudar a construir maior autoconfiança em seu cliente. Sempre buscando encontrar resultados mensuráveis.

Para finalizar, podemos detalhar que a autoconfiança é a capacidade que temos de nos sentir capazes de se colocar em ação e executar com ousadia os nossos planos e estratégias de resiliência.

Expliquei com detalhes essa linha de raciocínio em um vídeo no canal – Coaching em Resiliência no Youtube e você pode acompanhar logo abaixo.

fale_consultor

DESEJA SABER MAIS SOBRE O COACHING EM RESILIÊNCIA?

Entramos em contato com você!

Sobre quem escreveu esse artigo:
Coach em Resiliência, MENTOR-COACH, PCC | Conheça meu site!
Formações na Espanha, Cingapura, USA e Brasil. Organizador da metodologia do Coaching em Resiliência. Atua na mentoria visando a geração de estratégias de enfrentamento para clientes em funções críticas de comando.
2018-03-19T19:02:31+00:00

One Comment

  1. horacio 8 de maio de 2018 at 21:46 - Reply

    Olá!!
    boa tarde, tudo bem?
    Gostei muito do seu texto e auto-confiança é algo trabalhoso, pois sempre nos prendemos a experiências ruins e isso é bem difícil mesmo…com certeza, a ajuda de um profissional nesse processo é fundamental!
    Bom, é isso, por enquanto!!
    Grande abraço!!

Leave A Comment